Tendências de vídeo para 2022

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE VÍDEO PARA VOCÊ SE ATENTAR EM 2022

 

O vídeo é um dos métodos mais poderosos para se conectar com seu público. Os dados mostram que 85% das empresas usam o vídeo como parte de sua estratégia de marketing. Isso não é uma surpresa, considerando que em breve 82% de todo o tráfego da internet será deste conteúdo audiovisual. 

A cada ano, tudo o que você sabe sobre como fazer vídeos com os quais seu público se envolverá será testado. Você precisa acompanhar as tendências emergentes de marketing de vídeo e prestar atenção àquelas que não funcionam mais para seu público-alvo. Enquanto algumas tendências são de curta duração, outras estão abrindo caminho há algum tempo, e ficou claro que elas vieram para ficar. E a 636 Films, uma produtora de vídeo animado, sabe disso.

De acordo com sua estratégia de conteúdo e as plataformas nas quais você deseja se concentrar, você precisa identificar as melhores tendências para seus esforços de marketing. Vamos dar uma olhada em algumas das tendências de vídeo mais populares que você deve observar, incluindo:

Vídeos educacionais

Vídeos sem áudio

Vídeos de “vida curta”

Vídeos “compráveis”

Vídeos ao vivo

Vídeos 360°

Vlogs

Anúncios curtos

Vídeos longos

 

Tendência #1 – Vídeos educacionais

 

 

Exemplo de vídeo educacional

O conteúdo de vídeo educacional é um dos métodos mais eficazes para ajudar seus espectadores a aprender sobre um assunto relevante e se estabelecer como um líder de pensamento em seu nicho. É dinâmico e envolve os sentidos visual e auditivo de seus espectadores. Isso levou à sua crescente popularidade:

Quando se trata de marketing, vivemos em uma era em que as pessoas são bombardeadas com anúncios de diferentes canais todos os dias. Eles estão em quase todos os lugares – TV, e-mail, outdoors, sites, mídias sociais e até transporte público. É por isso que muitas pessoas optam por ignorá-los. Segundo as estatísticas, 27% dos usuários de internet nos EUA restringem os anúncios confiando em aplicativos de bloqueio de anúncios.

Para cortar o ruído, você deve se concentrar em vídeos educacionais em vez daqueles que estão enfiando produtos goela abaixo do público.

Os vídeos educativos ajudam você a construir um relacionamento com seus espectadores e aumentar sua credibilidade. Eles permitem que você se posicione como uma autoridade em seu nicho, ao mesmo tempo em que fornece imenso valor ao público. Como resultado, é mais provável que você ganhe a confiança deles e venda seu pitch posteriormente.

 

Tendência #2 – Vídeos sem áudio

 

 

Exemplo de vídeo sem áudio

Estudos mostraram que 69% dos usuários de dispositivos móveis nos EUA assistem a vídeos sem som quando estão em locais públicos. Enquanto percorrem seus feeds de mídia social, as pessoas geralmente não gostam quando os vídeos começam a ser reproduzidos com o áudio ativado. É por isso que plataformas como Instagram e Facebook introduziram uma função de reprodução automática com a opção padrão para que os vídeos sejam reproduzidos no mudo.

Como resultado, muitas marcas determinaram que precisam criar conteúdo de vídeo envolvente que não dependa de áudio. Isso significa que você deve adicionar legendas ao seu vídeo ou usar apenas elementos visuais para comunicar a mensagem.

Esse tipo de vídeo se tornou cada vez mais popular devido ao fato de que a maioria das pessoas consome conteúdo de vídeo em movimento. Na verdade, mais de 75% dos vídeos online são vistos em dispositivos móveis.

 

Tendência #3 – Vídeos de “vida curta”

 

 

Exemplo de vídeo de “vida curta”

Os vídeos de “vida curta” são baseados na ideia de tornar seu conteúdo disponível apenas por um período específico. O exemplo mais popular desse conteúdo audiovisual é um stories do Instagram que desaparece do seu perfil após 24 horas.

As marcas costumam usar vídeos “de vida curta” para promover produtos e serviços ao explorar o fenômeno conhecido como FOMO – medo de perder. Para acompanhar o que está acontecendo com sua marca, a maioria de seus seguidores verifica seus perfis de mídia social com frequência, para não perder seu conteúdo. É provável que eles ajam de acordo com os CTAs em suas histórias porque querem aproveitar a oportunidade antes que o vídeo acabe.

Com mais de 400 milhões de usuários do Stories, sua marca pode se beneficiar muito ao enviar vídeos para o Instagram como conteúdo de “vida curta” que leva seus seguidores a interagirem com ele. Nós da 636 Films, uma produtora de vídeo animado, pode te ajudar com isso!

 

Tendência #4 – Vídeos “compráveis”

 

 

Exemplo de vídeo comprável

Quando se trata de marketing de vídeo, os vídeos compráveis são uma das melhores maneiras de atrair a atenção de seus espectadores e levá-los a fazer uma compra na hora. Eles impulsionam as vendas, permitindo que seu público veja seus produtos em ação e permitindo que eles vão direto para sua loja online.

Os vídeos compráveis são proeminentes em plataformas de mídia social como Instagram e Facebook. Eles permitem que os usuários cliquem ou deslizem para visitar a loja da marca e decidir se desejam comprar um item ou procurar outros que possam interessá-los.

Muitas empresas criam vídeos compráveis mais complexos. Esses vídeos são independentes e apresentam vários produtos ao longo de sua duração. Cada seção inclui várias tags, permitindo que as pessoas comprem qualquer um dos produtos mostrados na tela ou confiram o site da empresa para saber mais.

Um dos benefícios de usar vídeos compráveis é que os espectadores podem comprar produtos e serviços sem sair do site ou perfil de mídia social em que estão. Eles podem visitar a loja, fazer uma compra e voltar a assistir ao vídeo ou navegar em questão de minutos. Com a internet saturada de anúncios, os vídeos compráveis são uma maneira eficaz de aumentar as conversões.

 

Tendência #5 – Vídeos ao vivo

 

Live Video Example - Video Trends

 

Exemplo de vídeo ao vivo

As transmissões ao vivo se tornaram uma das maneiras mais eficazes de se envolver com seu público em um nível mais pessoal. Ele permite que você se conecte diretamente com seus espectadores e responda às perguntas deles em tempo real. Há muitas maneiras de alcançar as pessoas, como:

  • Webinars ao vivo
  • Sessões de perguntas e respostas

A popularidade da transmissão ao vivo cresceu mais do que nunca, graças a plataformas como Twitch, Vimeo e Periscope. Mesmo os sites de mídia social mais populares, como YouTube, Facebook e Instagram, perceberam o impacto dessa tendência e apresentaram suas soluções.

Embora a transmissão ao vivo tenha se tornado um método poderoso para diferentes criadores de conteúdo entrarem em contato com seu público-alvo, ela também forneceu oportunidades de marketing exclusivas. É comum que as empresas patrocinem influenciadores em plataformas de transmissão ao vivo e façam com que eles promovam seus produtos durante as transmissões. Essa é uma maneira eficaz de atingir um público grande e diversificado.

Se dermos uma olhada no Facebook, o tempo de exibição de vídeos ao vivo é três vezes maior do que para os regulares. Para completar, os algoritmos de mídia social tendem a priorizar as transmissões ao vivo, considerando-as mais envolventes porque são transmitidas em tempo real.

 

Tendência #6 – Vídeos 360°

 

 

Exemplo de vídeo de 360 graus

Se você deseja apresentar o que sua marca tem a oferecer de uma maneira mais imersiva, os vídeos de 360 graus levam o envolvimento do vídeo a um nível totalmente novo. Eles permitem que você mostre seus produtos ou serviços de uma maneira única, divertida e envolvente. Esta é uma solução de marketing audiovisual fantástica para marcas que lidam com:

  • Varejo
  • Viagens
  • Imóveis

Um dos principais benefícios dos vídeos em 360 graus é que eles dão ao seu público controle sobre o que eles estão vendo na tela. Eles são altamente envolventes porque exigem a participação do espectador. De certa forma, eles permitem que os clientes demonstrem seu produto antes de decidir comprá-lo.

Considere o fato de que 98% dos americanos veem os vídeos em 360 graus como mais emocionantes do que os regulares. De acordo com o estudo da OmniVirt, esse tipo de vídeo tem uma taxa de conclusão de vídeo 46% maior e gera um retorno do investimento 14% maior.

 

Tendência #7 – Vlogs

 

 

Exemplo de Vlog

Vlogs são um dos tipos mais populares de conteúdo de vídeo na web. Eles consistem em diferentes criadores de conteúdo compartilhando conselhos de especialistas, mostrando seus talentos ou documentando suas vidas diárias. Segundo as estatísticas, 44% das pessoas na internet assistem vlogs pelo menos uma vez por mês.

O Vlog é uma maneira eficaz de os influenciadores se conectarem com seu público de maneira mais pessoal e autêntica. O objetivo principal de um vlog é entreter seus espectadores por meio de conteúdo digerível e fácil de se relacionar. Semelhante aos streamers, os vloggers geralmente ganham dinheiro por meio de acordos de patrocínio e vendas de mercadorias.

 

Tendência #8 – Anúncios curtos

 

 

Exemplo de anúncio curto

Anúncios curtos são uma tendência popular que o YouTube iniciou em 2016 com clipes de seis segundos, popularmente conhecidos como anúncios bumper.

O formato de anúncio audiovisual curto está se tornando cada vez mais necessário porque o tempo médio de atenção do público online é bastante curto. Com os usuários percorrendo diferentes tipos de conteúdo em vários sites e aplicativos ao mesmo tempo, seu anúncio precisa ser eficiente e eficaz para chamar a atenção deles.

A coisa a perceber é que os anúncios interrompem o conteúdo que os usuários estão assistindo, então eles normalmente perdem o interesse se tiverem que conferir um anúncio mais longo. No YouTube, eles geralmente esperam o Pular aparecer para que possam continuar com o vídeo que estavam assistindo. Isso significa que você tem aproximadamente cinco segundos para atrair a atenção do público e despertar seu interesse.

Independentemente da rede de mídia social para a qual você está fazendo um anúncio em vídeo , procure um formato mais curto. O vídeo precisa ser conciso e envolvente para que sua marca se destaque entre milhares de outros anunciantes que disputam a atenção do seu público. Nós, como produtora de vídeo animado, sabemos como te ajudar!

 

Tendência #9 – Vídeos longos

 

 

Exemplo de vídeo de formato longo

Embora o objetivo de seus anúncios seja comunicar uma mensagem concisa em questão de segundos, a história é um pouco diferente quando se trata de conteúdo de vídeo. Seus vídeos não devem se arrastar, mas precisam ser longos o suficiente para agregar valor. Dependendo do seu conteúdo e público, um vídeo pode durar de vários minutos a mais de uma hora.

Se o seu conteúdo for envolvente e informativo durante todo o vídeo, ele pode durar o tempo que você precisar. Um estudo mostrou que vídeos com mais de 15 minutos representam 50% de todo o engajamento de vídeo.

Os vídeos de formato longo estão se tornando cada vez mais populares porque são um método eficaz de abordar um tópico de vários ângulos e fornecer muitas informações valiosas, e a 636 Films sabe disso. Muitos espectadores apreciarão a abrangência de seus vídeos e querem ficar por perto para mais.

Você pode fazer vídeos nos quais fornece aos espectadores um guia de como usar seu produto ou criar curtas-metragens que mostrem como sua organização trabalha nos bastidores.

 

Agora que abordamos algumas das tendências de marketing de vídeo mais populares, entre em contato com a 636 Films pra entender como podemos te ajudar. Somos uma produtora de vídeo animado especialista no assunto. Fale com a gente!

 

Fonte: https://invideo.io/blog/video-trends/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Fale com a gente pelo WhatsApp
Olá!
Podemos te ajudar?